Beira-mar

Eternizada por Belchior na música Mucuripe, a Avenida Beira Mar, um dos principais cartões postais  da cidade de Fortaleza, é tão famosa quanto polêmica.

Antes conhecida por ser o lar de pescadores e em seguida por conter luxuosas casas de veraneio, a Avenida, inicialmente chamada de Presidente Kennedy, começou a ser construída em 1961 no governo do prefeito Manoel Cordeiro Neto. A construção impactou diretamente a comunidade de pescadores da época, já que suas casas foram transferidas para outros bairros como Varjota.

Desde então as reformas e requalificação da orla são motivos de controvérsia, pois a ocupação da avenida tem causado consequências socioambientais, sofridos tanto pela população mais pobre - que logo nas primeiras intervenções, passaram pela mudança de suas casas e consequentemente em suas subsistências -  como também pela vasta diversidade dos ecossistemas aquáticos.

No ano de 2012, uma faixa de terra foi acrescentada, na época questionamentos foram levantados mediante o que a obra poderia acarretar no cotidiano da praia. Entretanto, é sobre a requalificação de 2019 que a contestação, com relação às problemática das obras, surge com mais força.

Veja como era a Beira-mar nas décadas de 50 e 60

 

Colaboradores

Lívia Mariáh

  • Instagram

Nataly Rodrigues

  • Instagram

Vinícius Lima

  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now